ÁLBUM DA SEMANA: IRON MONKEY – 9-13

Há tantas formas de iniciar essa publicação que eu me perdi no meio dos pensamentos por diversas vezes e tinha que recomeçar do zero. Então eu resolvi seguir a mesma fórmula apresentada pela Iron Monkey no álbum 9-13: direto ao ponto e sem desviar-me do foco.

Esse sem dúvida é um lançamento especial, levando em consideração à influência e importância da banda na cena do Sludge. Mas ao contrário do que alguns poderiam imaginar, esse retorno não é apenas uma reunião para honrar os velhos tempos. A imagem do passado da banda nos é relembrada com as presenças de Jim Rushby (vocal, guitarra), Steve Watson (baixo), que recrutaram para o posto de baterista o Brigga. Eu sei que é inteiramente tentador criar comparações entre as duas épocas da banda, mas eu honestamente não sinto vontade em fazer isso. Prefiro me focar no que encontrei de positivo ao longo das nove faixas presentes no 9-13.

A instrumentação do álbum é exuberante nos níveis de selvageria, imundice e peso, algo que não precisa de muito esforço para se notar graças à forma abrasiva e repleta de adrenalina que as faixas são apresentadas. As composições não fogem dos traços conhecidos do gênero e mesmo que algumas delas possam demorar um pouco mais para fisgar completamente sua atenção, faixas como “The Rope” e “Moreland St. Hammervortex” são duas que mais fizeram a mente do autor deste texto entrar em colapso logo nas primeiras audições.

Seções mais arrastadas se fundem com ritmos violentos e frenéticos, em alguns momentos com uma alternação mais afiada e em outros valorizando as repetições, como na já citada “The Rope”. E no meio dessa sonoridade lamacenta e brutal, os vocais de Rushby surgem emplacando uma presença consistente e berrando de uma forma doentia e angustiante como se não houvesse amanhã.

A Iron Monkey retornou fazendo um barulho no 9-13 que não dá para passar despercebido, seja você um grande fã do estilo ou apenas um entusiasta, é um lançamento que merece atenção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: