Inevitavelmente eu me deparo com bandas até então completamente desconhecidas que acabam me surpreendendo, isso é algo que ocorre com frequência tendo em vista minha curiosidade em conhecer bandas das mais diversas sonoridades e países diferentes e acredito que seja assim com muitos daqueles que tem esse hábito. Numa dessas buscas me deparei com a banda polonesa Rosk, vinda da cidade de Varsóvia e que lançou seu álbum de estréia Miasma no mês de Janeiro. De início, a arte do álbum foi o que despertou meu interesse, trazendo uma imagem desolada em preto e branco que momentaneamente me lembrou a capa do filme “O Cavalo de Turim” do cineasta húngaro Béla Tarr.
Do encontro inesperado à admiração imediata após escutar o álbum pela primeira vez, a Rosk chega para integrar a ótima cena da música pesada polonesa e principalmente a do Post-Metal, que já conta com bandas impressionantes como Moanaa, Blindead e Entropia. Tendo isso em mente, você pode esperar da Rosk uma sonoridade que remete à clássicos do estilo como Isis, Cult of Luna e Rosetta, mas ressalto a importância inicial de não querer enquadrar a sonoridade da Rosk de forma restrita à sonoridade dessas bandas, ela consegue ir mais além e inserir elementos de gêneros como o Post-Black Metal, Post-Rock e até mesmo passagens numa abordagem tribal e ritualísticas.
Miasma é composto por 4 faixas excelentes e que possuem composições muito bem elaboradas, marcadas pela forma lenta como se desenvolvem. A Rosk trata de conduzir sua música sem urgência, de modo com que possa situar o ouvinte dentro do conceito que a banda adotou para trabalhar sua música. A faixa de abertura “In Nomine Pestis” nos introduz aos elementos tribais e ritualísticos que mencionei anteriormente, progredindo de forma lenta e aos poucos introduzindo uma série de novos detalhes. O ponto de explosão da faixa revela uma música intensa, conduzida por uma série de riffs pesados, linhas de baixo marcantes e uma performance balanceada da bateria. Os vocais berrados condizem bem com o tom transmitido pelo instrumental.
“Infected I” e “Infected II” são as duas próximas faixas do álbum, seguindo o tom inicial apresentado na “In Nomine Pestis”, além do desenvolvimento lento que marca todo o trabalho. Diferentemente da faixa de abertura, ambas cedem mais espaço à participação do vocal limpo e isso talvez seja um dos fatos que fizeram essas duas faixas em especial ganharem destaque para mim. Não só por conter essa abordagem limpa no vocal, mas a forma como ela contrasta com os vocais harsh existentes na música da Rosk, além de criar uma harmonia incrível com o instrumental da banda tanto nos momentos suaves como nas passagens pesadas. Por mais introspectiva que seja a música da Rosk e naturalmente passar uma sensação de angústia, ela tem uma bela indescritível que se revela em partes. A faixa que encerra Miasma é a “Beneath the Light”, possui uma duração que ultrapassa os 20 minutos e permite a banda desempenhar de uma forma ainda mais extensa seu mix de influências. “Beneath the Light” se mantém dentro da proposta do álbum e possui uma abordagem que resgata mais elementos do Post Black Metal do que as demais. Uma faixa colossal para encerrar de forma magnifica um trabalho impecável.
Miasma é um álbum profundo, imersivo e que trabalha bem a ideia dos contrastes existentes na parte instrumental. Para aqueles já habituados com esse tipo de sonoridade o álbum terá um desdobramento bem natural, já para aqueles que ainda não possuem tanta familiaridade com a abordagem, talvez necessitem de algumas audições mais atentas para assimilar propriamente a sonoridade. Meu álbum favorito do mês de Janeiro e que certamente estará no meu top anual no final de 2017.
Tracklist:
01 – In Nomine Pestis
02 – Infected I
03 – Infected II
04 – Beneath the Light
Rosk é:
M. – Guitarra
M. – Bateria
M. – Baixo
M. – Guitarra
K. – Vocal
G. – Vocal, Eletrônicos
(translation in the comments)
Inevitably I come across with previously unknown bands that surprise me, this is something that happens frequently in view of my curiosity to meet bands of the most diverse sonorities and different countries and I believe it happens with many of those who have this habit. In one of these searches I came across the polish band Rosk, who came from the city of Warsaw and released his debut album Miasma in January. At first, the art of the album was the one that piqued my interest, bringing a desolate image in black and white that briefly reminded me of the cover of the film “The Turin Horse” by the Hungarian filmmaker Béla Tarr.
From the unexpected encounter to immediate admiration after listening to the album for the first time, Rosk arrives to integrate the great scene of Polish heavy music and especially that of Post-Metal, which already has impressive bands like Moanaa, Blindead and Entropia. With this in mind, you can expect from Rosk a sound that refers to classics such as Isis, Cult of Luna and Rosetta, but I emphasize the initial importance of not wanting to frame Rosk’s sonority in a way restricted to the sonority of these bands, Go further and insert elements of genres such as Post-Black Metal, Post-Rock and even passages in a tribal and ritualistic approach.
Miasma is composed of 4 excellent tracks and have compositions very well elaborated, marked by the slow form as they develop. Rosk tries to conduct his music without urgency, so that can situate the listener within the concept that the band has adopted to work his music. The opening track “In Nomine Pestis” introduces us to the tribal and ritualistic elements I mentioned earlier, progressing slowly and gradually introducing a number of new details. The blast point of the track reveals intense music, driven by a series of heavy riffs, striking bass lines and balanced drum performance. The harsh vocals fit well with the tone transmitted by the music.
“Infected I” and “Infected II” are the next two tracks of the album, following the initial tone presented in “In Nomine Pestis”, in addition to the slow development that marks the whole work. Unlike the opening track, both give more space to the participation of the clean vocal and this is perhaps one of the facts that made these two tracks in particular gain prominence for me. Not only does it contain this clean approach to the vocals, but the way it contrasts with the harsh vocals in Rosk’s music, as well as creating an incredible harmony with the band’s instrumental in both soft moments and heavy passages. No matter how introspective Rosk’s music is and of course pass through a sense of anguish, it has an indescribable beauty that reveals itself in parts. The track that ends Miasma is “Beneath the Light”, has a duration that exceeds 20 minutes and allows the band to play even more extensively their mix of influences. “Beneath the Light” remains within the proposal of the album and has an approach that rescues more elements of the Post-Black Metal than the others. A colossal track to magnificently close a impeccable work.
Miasma is a deep immersive album that works well the idea of the contrasts existing in the instrumental. For those already habituated with this type of sonority the album will have a very natural unfolding, even for those who are not yet so familiar with the approach, perhaps need some more attentive auditions to properly assimilate the sonority. My favorite album of January and that will surely be in my top albums at the end of year.
CurtirCurtir