Vinnum Sabbathi – Gravity Works (2017)

vinngrav

Facebook / Bandcamp

Eis um dos lançamentos do início do ano que você poderia citar como uma surpresa, o debut da banda mexicana Vinnum Sabbathi parece ter ido além das expectativas de muitos e despertado o interesse de boa parte do público devido a repercussão positiva que o álbum recebeu quase que instantaneamente após o seu lançamento.

Talvez para aqueles que acompanharam a jornada da banda em sua série de EP’s e Splits ao longo dos anos não se trate de uma surpresa, mas sim da banda ter realizado algo que correspondesse às expectativas que os trabalhos anteriores indicavam. Gravity Works é a forma que a Vinnum Sabbathi encontrou de nos levar em uma jornada cósmica através de sua sonoridade que combina elementos do Doom, Stoner, Drone e Space Rock.

São 5 faixas em pouco mais de 43 minutos de duração, nos quais a banda se mostra completamente hábil e competente na elaboração do instrumental, assim como no desenvolvimento das faixas. Em meio aos riffs pesados, ritmos arrastados e clima espacial criado pela banda, a atmosfera que vai sendo moldada ao longo do álbum vão desde algumas mais suaves e confortáveis, à outras completamente densas e sombrias. O álbum é marcado pelo uso contínuo de samples ao longo das faixas, dando a sensação de se estar escutando uma transmissão direto do espaço.

Apesar do álbum manter um nível consistente em cada uma das faixas apresentadas, escolho “Gravity Waves” e “The Probe B” como meus destaques. A primeira te arrasta por uma atmosfera sombria, emplacando uma série de riffs pesados memoráveis, além de uma evolução incrivelmente bem executada. Já “The Probe B” apresenta alguns dos momentos mais agressivos e “velozes” do trabalho, trazendo uma pegada mais dentro do Sludge na qual a banda não poupa nossos ouvidos e mentes do caos sonoro que ocorre na faixa.

Gravity Works é uma recomendação certeira para aqueles que apreciam essa abordagem dentro do Space / Stoner / Doom e se você por acaso já escutou algo anterior da banda, o álbum vai soar completamente agradável e easy listening. A Vinnum Sabbathi finalmente pôde entregar ao público seu álbum de estréia e fez isso de uma forma marcante, que serve para reforçar ainda mais o bom momento não só da cena mexicana, mas como da cena latina também.

Tracklist:
01 – Weightlessness
02 – Early Works
03 – Gravity Waves
04 – Loop Quantum Gravity
05 – The Probe B

Vinnum Sabbathi:

Alberto – Guitarra
Samuel – Baixo
Mico / Gerardo – Bateria
Roman – Samples & Synth
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s