Destaques / Novembro 2016

Padrão

Chegando com mais uma edição mensal com os Destaques do mês de Novembro, que felizmente foi repleto de ótimos lançamentos e boas surpresas. Existem vários álbuns que eu gostaria / poderia incluir nessa lista, como os novos da BearHunter, Downfall of Gaia e alguns lançamentos que aconteceram nos últimos dias, mas não quis prolongar demais a lista e me foquei apenas nos álbuns que mais gostei entre aqueles que tive a oportunidade de escutar. Durante o mês de Dezembro eu trarei algumas resenhas de outros bons lançamentos de Novembro, então fiquem ligados. E claro, sempre reforço o convite para que vocês comentem quais são os lançamentos do mês que mais gostaram.

 

Weedsnake – Reburn 

a0264332177_16

Sludge / Stoner / Doom
Facebook / Bandcamp

Reburn é o segundo álbum da banda mexicana Weedsnake e é uma manifestação repleta de peso e asquerosamente suja (no bom sentido da coisa) que remete aos grandes nomes do Sludge / Stoner / Doom. Não há nenhuma faixa no álbum que não te acerte uma pancada no meio da cara e te deixe tonto pedindo por mais, nove vícios que você vai adquirir após escutar o Reburn. Os vocais estão repletos de agressividade e trazem aquele tom insano bem caracterizado no estilo, os riffs são intensos e não nos dão trégua em nenhum instante, o timbre do baixo é bem nítido e a performance do baterista é marcante ao longo de todo o álbum. O apocalipse chegou e Reburn da Weedsnake é a trilha sonora, ouçam a “Psychoactive” e vão entender do que estou falando.

Domkraft – The End of Electricity

a3784301818_16

Doom / Psych / Sludge
Facebook / Bandcamp

Uma das boas surpresas do mês e talvez do ano, o segundo álbum da banda sueca Domkraft está repleto de riffs monstruosos, vocais marcantes e momentos repletos de intensidade no instrumental. Conduzindo bem suas influências do Doom e Sludge, a banda é capaz de entregar uma sonoridade pesada, poderosa e que ainda possui um lado psicodélico bem forte e agradável.

Megatherium – Superbeast

a0435230491_10

Psychedelic Stoner / Doom
Facebook / Bandcamp

Como de praxe, sempre vem algo mensal da Itália com potencial para se tornar um novo vício. O debut da Megatherium é um registro denso e monolítico, repleto de riffs pesados e passagens mais atmosféricas, a banda leva uma certa influência do Sludge em algumas faixas e sabe muito bem como conduzir o clima psicodélico que tem bastante espaço em sua música. Outro ponto alto do trabalho é a grande qualidade dos vocais, alguns mais distorcidos, outros em um tom mais etéreo e o mais presente emana muita agressividade e autoridade, lembrando um pouco o Troy Sanders do Mastodon.

Spiritus Mortis – The Year is One

a2529245765_16

Doom Metal
Facebook / Bandcamp

O retorno triunfal de uma das bandas mais clássicas da Finlândia, é um dos melhores álbuns do mês e provavelmente um dos que estarão presentes em muitas listas de melhores do ano em breve. Aqui a Spiritus Mortis novamente conta com Albert Witchfinder no posto de vocalista e traz uma sonoridade que transita pelas mais diversas eras dentro do Doom Metal, além de possuir abordagens mais próximas em alguns instantes de alguns nomes da NWOBHM.

Duskwood – Desert Queen

duskwood

Stoner Rock / Metal
Facebook / Bandcamp

Uma das boas surpresas recentes, a Duskwood faz uma sonoridade bem familiar para os apreciadores do estilo e ganha pela eficiência. As faixas de Desert Queen são grudentas e trazem ritmos que empolgam, uma boa influência vinda do Hard e Heavy setentista é encontrada na música da banda, assim como algo vindo da cena dos anos 90 do Stoner. Bons riffs, solos marcantes e o vocal mais num tom mais agressivo, as dez faixas do álbum tem muito a oferecer.

Tumbleweed Dealer – TDIII – Tokes, Hatred & Caffeine

a0620559003_16

Stoner / Psych / Instrumental
Facebook / Bandcamp

Aqueles que gostam de bandas com a abordagem exclusivamente instrumental devem dar atenção à esse álbum. A Tumbleweed Dealer consegue criar uma sonoridade hipnótica e que transita por uma série de ritmos e estilos ao longo do TDIII. A banda introduz elementos do Blues, Prog e Jazz com extrema facilidade dentro de sua música, criando algo que possui uma qualidade que agrada e ainda consegue te surpreender a cada nova faixa do álbum.

Black Willows – Samsara

a3424704039_16

Psych / Stoner / Doom
Facebook / Bandcamp

Imagine algo combinando o que há de melhor de bandas como Om, Dark Buddha Rising, Zaum e Horse Latitudes… é a definição mais próxima que posso criar com palavras sobre o som da Black Willows. Samsara é um álbum contemplativo e propício à meditação onde a maior parte das faixas possuem ritmos monolíticos e que prezam pelo clima de tranquilidade. Mas a banda ainda é capaz de fazer uma sonoridade mais pesada e com longas progressões ao longo da faixas, como nas duas épicas “Jewel in the Lotus” e “Morning Star”.

Buzzherd – Siege Machine

616105

Sludge / Doom
Facebook / Bandcamp

Uma banda que se apresentaria te dando um chute no meio da cara, a Buzzherd tem uma sonoridade bastante agressiva e com um ritmo insano. A banda possui uma certa influência de outras vertentes do metal em sua sonoridade, que combinadas com as raízes do Sludge da banda se mostram bastante eficazes e capazes de ter acertar em cheio. Apesar disso, o álbum não é algo óbvio e promove uma série de ritmos e arranjos mais elaborados, sempre com o nível de adrenalina lá no alto e um vocal repleto de fúria.

Moon Coven – Moon Coven

a1397075940_16

Stoner / Psych / Doom
Facebook / Bandcamp

Um álbum que provavelmente boa parte de vocês já devem ter escutado ou pelo menos visto a capa em alguma página do Facebook ou em um site sobre o estilo, mas caso contrário, não perca tempo e corra logo ao Bandcamp da Moon Coven e aprecie essa pérola. A sonoridadde da banda tem uma série de elementos de fácil assimilação, reunindo Doom, Stoner e algo vindo de bandas do Occult Rock. As composições são agradáveis e transitam entre riffs pesados e passagens mais psicodélicas com grande facilidade, o vocal se sobressai sem ofuscar a parte instrumental e tem todo um tom sombrio que apreciamos.

Leather Lung – Lost in Temptation

a3917020089_161

Stoner / Sludge / Doom
Bandcamp

Fãs de Dopethrone e Weedeater se sentirão bem recebidos pelo Lost in Tempation da Leather Lung. A banda aposta em uma sonoridade que lembra aquela feita por essas duas bandas, ou seja, não vão faltar riffs monstruosos e vocais rasgados. São sete faixas em pouco mais de 28 minutos trazendo toda a sujeira do Sludge em ritmos arrastados e diretos ao ponto, um álbum que agrada pela coerência e faixas bem organizadas dentro de um padrão de fácil assimilação.

Geezer – Geezer

geezer2bcover

Stoner Rock
Facebook / Bandcamp

Dois anos após o último trabalho a Geezer retorna com um álbum que é forte candidato no posto de melhores do ano. Qualidade é algo que não falta nesse álbum homônimo, seja na produção ou nas composições, a Geezer possui uma sonoridade marcante e que combina com maestria elementos vindo do Heavy / Doom / Blues com o Stoner. O resultado é um álbum impecável do início ao fim e que merece um espaço em sua playlist.

Atlas – Death & Fear

a1751165210_16

Doom / Hard / Stoner
Facebook / Bandcamp

Um dos primeiros lançamentos do mês que escutei, Death & Fear novo álbum da banda sueca Atlas traz uma sonoridade rica e repleta de influências de diferentes estilos. Há elementos vindos do Heavy; Rock Psicodélico, Stoner e Blues, mas o que mais impressiona é como a banda coordena isso na hora de criar sua música. Cada uma das seis faixas tem um diferencial, algo novo para oferecer ao ouvinte e sem perder a essência ou pegada em nenhum momento.

The Wiring – Withdrawal From Continuous Circulation

a0125768440_16

Stoner / Doom
Facebook / Bandcamp

Um álbum que tem muitos aspectos positivos para agradar os fãs do Stoner / Doom em geral a The Wiring aposta em uma sonoridade pesada e com grande intensidade, trazendo uma leve pitada de psicodelismo em sua música e algo vindo do Sludge Metal. Algumas características na sonoridade da banda lembra bandas como Black Cobra e High on Fire, o que torna a assimilação do álbum algo mais simples e agradável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s