Vainaja – Verenvalaja

Gênero: Death / Doom Metal

País:Finlândia

Facebook / Homepage / Bandcamp

 

Existem diversos bons nomes dentro do metal originários da Finlândia, nos mais diversos gêneros e subgêneros do metal. Nos tempos atuais o país anda bem representado e um dos nomes responsáveis por manter a reputação do país é o Vainaja.

A banda lançou seu segundo álbum de estúdio no dia 27 de maio, intitulado Verenvalaja. A banda segue trabalhando a sonoridade pesada e esmagadora apresentada no trabalho anterior, conseguindo expandir seus horizontes, trazendo mais uma vez uma temática toda conceitual baseada em contos folclóricos do país.

Uma das características que mais me agradam no Vainaja, é o fato da banda cantar em seu idioma natal, isso dá uma perspectiva diferente ao som da banda uma vez que a pronúncia dessas palavras combinam com o tom escuro vindo da sonoridade da banda. Logo na faixa de abertura Risti, isso fica evidente. Todo peso esmagador vindos dos riffs combinam muito bem com a dualidade dos vocais. A faixa seguinte Sielu traz uma abordagem mais direta, num ritmo mais agressivo inicialmente e depois cadenciado, tendo um fim fúnebre ao som do órgão (ou teclado?) que entoa nos instantes finais. Usva é a minha faixa favorita no álbum e também a mais longa. A construção da faixa é muito bem feita assim como sua evolução, que leva o ouvinte a diversos momentos distintos. De passagens pesadas à momentos mais atmosféricos, a banda não deixa o nível cair, além de apresentar riffs e solos marcantes ao melhor estilo dos seus conterrâneos do Hooded Menace, o que não é mera coincidência já que o guitarrista Lasse Pyykkö participa da faixa.

O som do Vainaja é bem dentro daquilo apresentado pelas bandas mais conhecidas do estilo, bem pesado e cavernoso. O diferencial talvez seja como a banda insere passagens numa vibe mais Ambient, fazendo bom uso dos teclados e até mesmo de um synth, como ocorre na faixa Kultti. Ambas as seis faixas do álbum tem muito à oferecer e acredito que aqueles que apreciam o estilo não vão se arrepender. Então sem mais enrolação, porque isso não combina com o Vainaja, confira logo esse álbum porque está realmente imperdível.

 

Tracklist:

01 – Risti

02 – Sielu

03 – Usva

04 – Valaja

05 – Kultti

06 – Kehto

Ouça no Bandcamp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s